Seu PenDrive ou cartão de memória pode estar com os dias contados

Uma coisa que quase ninguém sabe é que todo cartão de memória e pendrive tem tempo de vida útil que depende da forma que você utiliza.

Esses tipos de armazenamento normalmente utilizam um tipo de memória chamada de memória flash. Essas memórias utilizam um sistema eletro-físico para gravar as informações, isto é, ela depende de um meio físico de gravação no chip de memória porque ninguém iria gostar de perder suas informações assim que o pendrive ou cartão fosse retirada do computador ou câmera.

010110130610-memoria-molibdenitaPara tentar exemplificar, imaginem uma massa de pão esticada sobre uma mesa. Com ela esticada, é possível colocar os dedos sobre ela e fazer buracos, deixando assim uma “informação”. Porém se quiser “escrever” novamente, ou você estica a massa novamente, deixando ela mais fina ou “escreve” em um local diferente. É exatamente isso que ocorre nos chips. Por padrão, o sistema operacional escolhe um lugar diferente para escrever a sua informação, mas se não for possível ele “estica” e reescreve a informação onde já havia escrito.

Esse processo é igual a massa de pão e tem limite de escritas (normalmente milhões de vezes) e é praticamente impossível determinar o tempo de vida restante de cada pedaço de espaço do seu pendrive ou cartão. É aí que está o problema. Celulares e máquinas fotográficas utilizam muito o “coloca-e-tira” no dia a dia e assim tendem a esgotar mais rápido o tempo de vida da memória.

Fique atento, alguns sinais podem mostrar que o fim da vida útil está chegando:

  • Algumas fotos ou arquivos estão ficando defeituosas (erro de leitura ou cores estranhas)
  • Dificuldade de leitura de alguns arquivos
  • Máquina fotográfica ou celular travando sem “motivo” ao receber mensagens ou tirando fotos

Em nossa loja já estamos há bastante tempo analisando o comportamento dessas memórias com o uso constante e reparamos que a média de vida (com um bom uso) é de cerca de 2 anos, então se o seu pendrive ou cartão tem mais ou menos essa idade, fique atento aos sinais.

Uma coisa que não afeta o tempo de vida é se você usa o pendrive ou cartão apenas para leitura, como por exemplo, o pendrive que fica no carro que normalmente não são trocadas as músicas, apenas lidas.

A leitura do cartão ou pendrive não interfere muito no seu tempo de vida, visto que apenas “lê os buracos na massa” e não os refaz. Mas claro que todo componente eletrônico tem tempo de vida (capacitores, resistores, etc), mas esses são normalmente muito grandes.

Comentários no Facebook